


Pedagogia

Para a Pedagogia Waldorf, o desenvolvimento humano se dá em ciclos de sete anos. O primeiro e mais importante desses setênios corresponde à infância. E os três primeiros anos são ainda mais importantes: a criança aprende a base tripartida de sua sustentação em toda a vida: o andar, o falar e o pensar - a partir da qual se relacionará consigo e com o mundo, como o alicerce de uma casa, escondido, mas cuja solidez é fundamental para todo o mais.
Nesta fase, o bom desenvolvimento de seus corpos físico e etérico tem estreita relação com o exercício do brincar livre, marcado por movimento, autonomia, exercício de sua criatividade e imaginação, dinamismo e contato com a arte e a natureza, ao invés da precoce intelectualização/racionalização, demitologização/desencantamento, superestimulação e contínuo contato com a tecnologia (responsáveis por posteriores prejuízos emocionais e sociais).
Por isso sugere-se que a criança seja formada, se possível, em meio à experiência afetiva e lúdica de seus familiares ou pelo menos em ambientes que mais se assemelhem ao seu ninho: fomentando, neste setênio, a percepção de que "o mundo é bom": resposta ao amor e acolhimento primeiramente experienciados nessa confiante introdução à vida, e a partir da qual terá segurança para abraçar a existência.